quarta-feira, 26 de junho de 2019







Bom dia Jogadores.

Hoje quero falar sobre as regras que utilizei, na verdade optei por criar um sistema próprio e o mais simples possível para Ventura, já que o objetivo seria iniciar aventuras para crianças de 12 anos, e que nunca se quer sabiam oque era RPG. Desse modo tentei simplificar ao Máximo o sistema usando somente um dado de 6 lados comum:

FICHA

Nome:
Raça:
Profissão ou classe:
Pontos de Vida/PV:
Pontos de magia/MP:
Ataque:
Defesa:
Patrono:
Itens:

Exemplo

Nome: Claudio
Raça: Humano
Profissão ou classe: GUERREIRO
Pontos de Vida/PV:50
Pontos de magia/MP:I I I I
Magia: Terra, Aguá, Fogo ou Ar
Ataque:4
Defesa:2
Patrono:DEUS DA GUERRA
Itens:10 moedas, espada +1atq, adaga+1 atq, poção de cura +25pv

Exemplo durante o ataque o atacante joga o dado e soma o numero dos dados ao seu ataque, e o jogador atacado joga somando o numero com a sua defesa, se o ataque for maior, todo o valor será descontado dos pontos de vida do atacado, mas se for igual ou menor que a defesa não haverá dano. Esse seria a forma mais básica de ataque, porém antes e atacar o jogador deve informar de que modo é seu ataque se usar arma,( nesse caso a espada +1) será somado seu valor ao ataque e a magia entra como adicional também se houver, ou seja se um druida tem uma arma +1 e ainda sim quiser potencializar o ataque com uma magia de Terra, também será acrescido +1 da magia se seu ataque for 3 ele soma 5 ao numero do dado, magias podem ser usadas na defesa também é possível o jogador que defende também acrescentar magia a defesa. Cada magia lançada com sucesso diminui uma barra de Pontos de Magia.


Antes que critiquem quero avisar que tem funcionado bem e recomendo para novos jogadores sem experiencia e para mestres também.

Movimentação no Grid:



Estou usando cenários comuns encontrados no pinterest por exemplo, tem funcionado bem, decidi deixar a movimentação bem em aberto, como sou o mestre no inicio da batalha decido quantos quadrados cada jogador pode andar, por exemplo:

No inicio do turno de cada jogador ele move 7 casas e joga o dado para ver se terá alguma surpresa boa ou má, ou se se depara com algum inimigo em potencial, caso encontre se inicia uma batalha.

nos últimos dias inseri uma novidade que trouxe mais dinâmica no jogo, confeccionei cartas de sorte e azar similares as do banco imobiliário, algumas contendo armadilhas ou tesouros, assim caso durante seu turno fora de batalhas o jogador jogar o dado e tirar 1 ele é obrigado e pegar uma carta que pode ser uma coisa boa ou ruim, sei que parece diferente ma funciona e deixa o jogo mais emocionante.


Bom isso foi um resumo do que tenho feito e tenho mudado algumas coisas conforme encontro alguma dificuldade espero que gostem, podem criticar ou sugerir qualquer opinião será bem vinda. Até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário